ECONÔMIA : TCU cobra medidas para limitar gastos - Jucá admite fatiar Previdência para facilitar aprovação - BRASIL : Mostra expõe placas em vias públicas com erros de português em SP - 'Quem vê minha despensa se assusta', diz educadora com salário atrasado - Jovem acusado de pichar casa de Doria é multado em R$ 5 mil - Governo Federal libera recurso para atender 300 venezuelanos em Manaus ESPORTE : Após empate, Corinthians destaca maturidade para lidar com desvantagem - Gabigol sai do banco e dá assistência em amistoso da Inter de Milão - Hulk faz golaço de cobertura em vitória do Shanghai SIPG na China - Liverpool aceita oferta de R$ 20 milhões e venderá Lucas Leiva - Venda de Douglas ao City vai 'salvar' semestre financeiro do Vasco

domingo, 28 de agosto de 2016

Ver-o-peso, ver as frutas, ver as pessoas...


Ver-o-peso, ver as frutas, ver as pessoas... (Foto: Rogério Uchôa)
(Foto: Rogério Uchôa)
"A canoa traz o homem / a canoa traz o peixe / a canoa tem um nome / no mercado deixa o peixe /(...) Ver o homem/ vera morte/ vero peso”. Assim como no poema do paraense Max Martins, aportar no Ver-o-Peso, em Belém, é encontrar um local cheio de ricas histórias, sobretudo dos que lá trabalham, seja na Feira do Açaí, nos mercados de ferro e de carne, ou em outros espaços do complexo. 
Maior feira ao ar livre da América Latina, o Ver-o-Peso nasceu como um entreposto fiscal no século XVII, em uma área que era formada pelo então igarapé do Piri. Ali, com base no peso dos produtos, eram tributadas todas as mercadorias que chegavam à cidade, ficando conhecido como ‘Casa de Haver o Peso’. A partir dali, a importância econômica e histórica do Ver-o-Peso para o Pará só cresceram. De tão conhecido, virou ponto turístico de Belém. Saiba a história de algumas pessoas que lá trabalham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário